segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Marketing Invisível

Silvia Trindade da Luz
Faculdades Spei
Curso Gestão Comercial - 2° período
Disciplina: Marketing

O marketing invisível tem como objetivo atingir os consumidores sem parecer ser uma informação comercial. Um exemplo é quando uma empresa contrata um ator ou uma pessoa influente dentro de um grupo para que o mesmo fale bem de um determinado produto naquele círculo de relacionamento, sem que as pessoas percebam que ele está sendo pago, ou recebendo algo em troca, para isso. Desta forma, utilizando pessoas teoricamente comuns, que andam pelos mesmos lugares, ou que freqüentam as mesmas comunidades do Orkut, por exemplo, que os consumidores, estabelecem uma relação confiável entre a “arma”, ator/atriz/perfil fake; e o “alvo”, consumidor/receptor da mensagem. Fato consumado: os consumidores não acreditam mais em propaganda e não confiam mais na publicidade tradicional. Mas ainda acreditam em pessoas, porque elas teoricamente estão do mesmo lado do jogo: o lado dos consumidores. A indicação de um produto feito por outro consumidor carrega o endosso de um comum, de semelhante.
A Maneira Guerrilheira
No marketing de guerrilha, o marketing invisível também tem como objetivo expor uma marca ao consumidor, fazendo-o interagir com um produto, sem ele perceber que se trata de uma experiência de comunicação. O segredo está em assimilar o público como parte integrante da disseminação da mensagem, e não um simples receptor do conteúdo (que transforma em conteúdo-mentira para o mesmo).
Assim, diversos cases guerrilheiros no Brasil mostram que o marketing invisível pode ser utilizado para gerar buzz e fomentar a curiosidade do público-alvo, deixando de lado os riscos éticos que envolvem a utilização desta ferramenta.

Fonte: http://www.blogdeguerrilha.com.br/wiki/índex.
php5?title=Marketing_Invis%C3%ADvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário