segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PATROCÍNIO QUE DESENVOLVE PESSOAS E GERA RETORNO

Ana Rita Stefani Pedrotti
Disciplina: Marketing
Faculdades SPEI – 2009
Gestão Comercial – 2º Período- Água Verde

Brasileiros que apreciam e acompanham os esportes sabem quem são os patrocinadores dos atletas que representam nosso país em eventos mundiais.
Desde 1991 o Banco do Brasil patrocina o vôlei brasileiro em todas as suas categorias, onde gerações de atletas puderam ser formadas, e talentos foram revelados. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de rejuvenescer a base de clientes da Empresa e aumentar o reconhecimento da marca. Anos depois o patrocínio se estendeu ao iatismo, futsal e tênis.
Mas sua marca não está registrada somente na vida de estrelas do esporte. Está presente também nos milhões de pessoas atendidas por seus programas de desenvolvimento humano espalhados pelo país. Entre eles estão a alfabetização de 140 mil pessoas em 1985 pela Fundação Banco do Brasil
. A Federação das AABBs criou um programa que propõe a complementação educacional baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. As ações são desenvolvidas por meio de atividades em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagem artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.
A empresa conta com apoio e parceria de instituições públicas e privadas das regiões onde funciona, o que comprova a eficácia de seus programas.
Em 2008 os investimentos do Banco em patrocínio e promoção do esporte somam R$ 60 milhões. O objetivo deste investimento é aprofundar o relacionamento do Banco com seus clientes e potencializar o reconhecimento da marca BB a um profissional comprovadamente vitorioso. O Banco considera o patrocínio uma ação de comunicação como a propaganda, a promoção de vendas e a assessoria de imprensa. Estes investimentos são um braço do marketing visando propiciar a interação do público com o Banco por meio da experimentação, criando vínculos duradouros e transferindo valores aos eventos patrocinados e vice-versa.
Atualmente concentra seus patrocínios nas áreas esportiva, cultural, sócio-ambiental e mercadológica
Todos os eventos realizados e patrocinados pelo Banco do Brasil são orientados pela Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental. Foi a primeira instituição financeira a realizar eventos esportivos completamente neutros em emissão de carbono.
A disseminação e democratização da cultura somada à emoção da torcida amarelinha com retorno a empresa e a toda população.

Fonte: Revista ANABB - Fascículo Banco do Brasil 200 anos, nº8 / 2009. bb200anos@anabb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário