domingo, 20 de setembro de 2009

ENSINO SUPERIOR – CURSOS DE TECNOLOGIA

FACULDADE SPEI
CURSO: Tecnologia em Gestão Comercial – 2º Período
Acadêmico: EDUARDO DONIZETTE DA COSTA
Professor: SEDENILSO MACHADO – Disciplina: Marketing


Devida a procura cada vez maior do mercado por profissionais com este perfil às Faculdades tem nos últimos anos oferecido mais opções de Cursos de Tecnologia para atender a demanda crescente e com isso cada vez mais os Tecnólogos conquistam seu espaço. Por ser cursos com nível superior e mais compacto (conclusão entre 02 e 03 anos) e ainda focado diretamente nas áreas técnicas das empresas a cada dia esta modalidade ganha mais adeptos, entre 2002 e 2007 o número de alunos que ingressou nesse tipo de graduação cresceu algo em torno de 390% com faixa etária dos interessados entre 25 e 45 anos, segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em contrapartida a este número “altamente significativo” no mesmo período o ensino superior regular subiu apenas 22%.
Perfil dos interessados está entre empresários que procuram uma maior especialização no seu ramo de trabalho, ou aqueles que buscam a formação superior e ainda aqueles que procuram melhor colocação no mercado de trabalho, ou seja, geralmente está ligado a profissionais já estabelecidos e literalmente não tem tempo a perder.
Na década passada havia certa resistência das empresas em contratar estes profissionais já hoje acontece o inverso e cada vez mais Agências de Emprego e Recursos Humanos tem buscado os “Tecnólogos” a fim de preencher vagas nas Empresas e Indústrias.
Em todos os campos do conhecimento sempre haverá prós e contras para esta ou aquela modalidade de capacitação superior seja Bacharéis ou Tecnólogos e isto é absolutamente natural. Assim como acredito, não faltarão oportunidades nem para um e nem para o outro, mas o que é importante salientar é que a Economia Brasileira esta crescendo a olhos vistos e a tendência natural é uma procura ainda maior por Tecnólogos no mercado num futuro próximo.

Fonte: Gazeta do Povo Quinta Feira 26 de agosto de 2009, Economia pág. 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário