Silvia Angeiski da Luz
Disciplina: Marketing Faculdades Spei – Campus Centro
Curso: Gestão Comercial – 2º Período - Noite
De acordo com a Revista Marketing, junho 2009, pesquisas realizadas com jovens, assim como o do regime da cultura narcisismo, aproveita-se o momento, para satisfação de necessidades imediatas, sem sonho ou prazer.
Um dos fatos importantes dos comportamentos aditivos é justamente o empobrecimento das demais relações do ser com o mundo ao seu redor, toda força está voltada à busca do reencontro com o objeto do qual se depende. Como se em comparação, o drogado que vive em busca da próxima dose.
O consumo se tornou para nós uma necessidade, e o crédito fácil, para não dizer sua imposição, é dos meios mais eficazes de estimulação desse modelo de funcionamento, o mesmo já foi um fenômeno raro. Quando se toma os critérios que se utilizam hoje para identificar o fenômeno em psiquiatria, não se pode deixar de perceber que ele acaba por se confundir com a própria experiência do homem contemporâneo. Alguns critérios constam:
Impulso de compra irresistível, sem sentido. Gastar mais do que pode em itens desnecessários. O impulso ou o ato de comprar podem causar sofrimento marcante, consomem tempo significativo e interferem com o funcionamento social e ocupacional, ou resultam em problemas financeiros.
Questionário relativo a esses critérios que inclui questões como:
- “Você sente vontade de gastar dinheiro para efetuar a compra do que quer que seja? Algumas de suas compras já provocaram um desentendimento prolongado ou uma separação? Já aconteceu de uma compra ter sido responsável por dificuldades bancárias?
FONTE: Revista Marketing – Junho 2009 – Estudos ESPM.
domingo, 20 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário