domingo, 20 de setembro de 2009

EMPRESAS QUEREM MENSURAR RESULTADOS DAS AÇÕES DE MARKETING

Ana Rita Stefani Pedrotti
Disciplina: Marketing
Faculdades SPEI – 2009
Gestão Comercial – 2º Período- Água Verde

Durante muito tempo, executivos de marketing e propaganda defenderam a tese de que os benefícios das campanhas publicitárias eram intangíveis. E que o retorno dos investimentos e imagem que fazem com que o consumidor opte e adquira determinada marca, não são mensuráveis. Porém as empresas pararam de aceitar a idéia de não saber o retorno destes investimentos em marketing.
Pesquisas realizadas em julho deste ano com 450 profissionais de marketing brasileiros mostraram que apesar de pressionados, 62% destes executivos não conseguem determinar o impacto das suas ações de marketing no resultado de suas empresas. Nas multinacionais, acostumados a prestar contas para matriz, este número caiu para 48%.
As principais dificuldades para mensuração do entorno das ações de marketing, estão relacionadas à cultura das empresas. Como outros motivos aparecem à falta de capacitação técnica e a dificuldade de obter informações.
Independente dos motivos, os profissionais de marketing, vão ter que provar que suas idéias e investimentos são eficientes e quanto trazem de retorno as empresas, caso contrário, perderão seus cargos.

FONTE: rádio Bandnews FM, 08/09/2009, por Luiz Alberto Marinho- colunista de marketing.

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