quarta-feira, 23 de setembro de 2009

EMPRESA APOSTA EM GARRAFA ECOLÓGICA

Aluna: Vanessa
Faculdades SPEI
Curso Gestão Comercial - Centro

Uma empresa bem famosa em SP, assume que as preocupações ambientais são há anos uma das suas “bandeiras” e lançou agora uma pioneira garrafa ecológica para os seus vinhos, com 90 por cento de vidro reciclado.
Perante o olhar, mesmo o mais atento, as diferenças entre a garrafa normal, que até agora “vestia” seus vinhos, são poucas ou mesmo nenhumas.
Mas, para além do óbvio, estão várias mais-valias, em termos ambientais e de poupança econômica, levando a empresa afirmar que, “dentro de muito pouco tempo”, a garrafa ecológica “será a mais vendida” no país, para as empresas vitivinícolas.
“As garrafas são exatamente iguais. A diferença é que esta [a ‘eco’] é feita por 90 por cento de vidro reciclado e pesa menos seis por cento. Em termos finais, há mais reciclagem nesta garrafa e menos consumo de matéria-prima e de energia na sua produção”, frisa.
No que toca aos vinhos comercializados, que já estão a ser engarrafados na “Bordalesa Eco”, afiança, “o consumidor fica igualmente servido em termos de qualidade”, embora com a noção de que “o nível de poluição é relativamente baixo”.
“Se calhar, nós somos o primeiro parceiro desta garrafa porque sempre tivemos esta busca” ambiental, acentua o diretor executivo da Ervideira, com 160 hectares de vinha, na verdade perto de Vendinha e numa outra no Concelho de Cuba, na sub-região vitivinícola de Vidigueira.
Todo o material que sai da adega, que começou a funcionar em 2002, e não é utilizado, segue para outros aproveitamentos, como os bagaços da uva, vendidos para usar na destilação e como matéria orgânica, ou o engaço (o pé da uva), que é reaplicado nas vinhas da empresa como matéria orgânica.
“As caixas [dos vinhos] são de cartão reciclado e a adega tem uma ETA (estação de tratamento de água), para tratar todas as águas que utilizamos. À saída da adega, temos ainda uma ETAR, que volta a tratar as águas utilizadas e as conduz para uma charca, onde depois servem para a rega das vinhas”,
“Agora foi a garrafa, proximamente vai haver mais novidades. A Ervideira continua sempre a produzir um produto agrícola, porque somos agricultores, mas este chega ao mercado” com a preocupação “de não deixar resto de destruição para trás”.
“É mais uma das inovações que temos em relação ao ambiente e ‘nasce’ agora porque [foi quando] conseguimos a produção da garrafa ‘eco’.

Fonte: www.abividro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário