FACULDADE SPEI
CURSO: Tecnologia em Gestão Comercial – 2º Período
Acadêmico: EDUARDO DONIZETTE DA COSTA
Professor: SEDENILSO MACHADO
Disciplina: Marketing
Literalmente ocorreu uma Invasão de Celulares no cotidiano do Brasileiro a quantia deles no nosso país acredite já é de 162 milhões dos quais 82% são pré-pagos. Este número é tão grandioso que quase se confunde com a População Brasileira que segundo último senso do IBGE já passa de 191 milhões, ou seja, quase um para cada habitante do país. Em alguns estados da federação tais como: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo o número de aparelhos já supera a população. O Paraná que é o décimo estado com mais celulares já são 84 unidades para cada grupo de 100 pessoas (das 399 cidades do nosso estado, 372 são atendidas pelo sinal de pelo menos uma operadora), e como não podia deixar de ser a Capital Brasília têm incríveis 153 celulares para cada grupo de 100 pessoas e o Maranhão registra a menor invasão lá o número é bem mais modesto são 40,31 aparelhos para cada 100 maranhenses. Houve um crescimento 19,65% na procura por esta tecnologia em Julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado segundo a Anatel.
A Vivo mantém a liderança na Telefonia Móvel Nacional com 47,6 milhões de celulares ativos. Veja a participação percentual de cada uma das operadoras no Brasil: VIVO 29,4% - CLARO 24,3% - TIM 23,7% - OI 21,1% e outras 0,4%.
Estes números vão de encontro ao tema utilizado na última aula. E mostra que hoje não conseguimos abrir mão desta tecnologia na nossa vida, o que realmente poderia melhorar é o atendimento das Operadoras em relação aos usuários. Por que infelizmente também são campeãs de reclamações. Quem tiver totalmente satisfeito com sua Operadora de Telefonia Móvel, que atire o primeiro celular digo... Pedra... (com o perdão do trocadilho).
Em contrapartida as operadoras têm melhorado as suas estratégias de marketing buscando uma fatia maior do mercado. Nesse momento nós consumidores levamos alguma vantagem com conseqüente melhoria nos custos e serviços prestados pelas mesmas, por conta da busca da portabilidade de clientes, sim porque novos clientes esta cada vez mais difícil, pois a maioria já cliente de pelo menos uma operadora.
Fonte: Gazeta do Povo Quinta Feira 20 de agosto de 2009, Economia pág. 20.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário