domingo, 20 de setembro de 2009

Estratégia de lançamento de “Emoções”, perfume assinado por Roberto Carlos, da empresa RACCO foi tema de encontro em Londrina

Terezinha Gonçalves Felipe
Disciplina: Marketing
Faculdades SPEI – 2009
Curso: Gestão Comercial – 2º Período/Noite

A Racco Cosméticos, empresa paranaense com atuação em vários países, pretende chegar a novembro com um recorde mundial: a comercialização de 1 milhão de unidades do perfume “Emoções”, assinado pelo cantor Roberto Carlos. O perfume, lançado em 17 de abril, já alcançou a marca de 300 mil frascos vendidos.
As informações e a história dessa parceria de sucesso foram apresentadas ontem pelo gerente de Marketing da Racco, Anderson Porte, que participou da primeira edição do “Café com o Mercado”, ciclo de palestras promovido pelo JL. Ele falou para 120 convidados entre empresários, profissionais de marketing e leitores do jornal.
“O lançamento do projeto Emoções coroa uma fase em que a Racco está se mostrando para o público e que começou cinco anos atrás. A Racco era uma marca de confiança e rigor técnico, mas faltava um gerenciamento para tornar nosso mix de produtos mais conhecido”, afirmou Porte, durante o evento.
Nesses cinco anos, a quantidade de consultores da empresa aumentou 21 vezes, chegando a 350 mil – eram 28 mil em 2002 – em função das ações de marketing desenvolvidas pela empresa. O crescimento anual variou de 30% a 60% desde 2002 e a meta para 2008 é crescer 50%.
O segredo do sucesso da Racco, segundo Anderson Porte, é fazer com que os consultores e dirigentes se sintam felizes e orgulhosos. “É um sistema de marketing que funciona independente da publicidade porque depende dos interesses pessoais. Todos recebem prêmios e são incentivados a cuidar dos outros”, avaliou.
Com o rei A parceria entre a Racco e Roberto Carlos começou quando o cantor procurou a empresa, também interessada em lançar um novo produto no mercado. Todo o processo de composição da fragrância foi acompanhado de perto pelo cantor. “Emoções” foi lançado em grande estilo no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, com a presença de 250 pessoas. “As pessoas nem sabiam ao certo que era um perfume da Racco, mas queriam o perfume do Roberto Carlos”, relata Porte.
Combinações de marketing para “seduzir” seu publico alvo, fãs de Roberto Carlos e assim estar inserindo no mercado uma marca nova e inovadora, sucesso garantido, assim como a AVON fez um perfume com o nome da cantora Ivete Sangalo e do personagem James Bond, cria na cabeça das pessoas uma ilusão e as induz ao ato da compra.
Essa é uma prática comum para se entrar com algum produto ou serviço no mercado.

Fonte: Jornal de Londrina, data: 29/05/2008 por Glória Galembeck

Nenhum comentário:

Postar um comentário