segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Produto encolheu

Rodrigo de Souza
Faculdades Spei
Acadêmico do 2ª semestre de gestão comercial

Em tempos e instabilidade no mercado, e corte de custos, as empresas adotam a estratégia e reduzir as embalagens e mudar as fórmulas de produtos. Porém a tarefa é convencer o cliente que isso também trará vantagens para ele.
Se começarmos a prestar a atenção nas prateleiras dos mercados, esta tendência vem ganhando cada vez mais força em um processo de encolhimento das embalagens.
Antes, diminuições ocorriam para atender as necessidades das novas famílias brasileiras, com menos filhos; logo veio para atender o público classe C, não tinham um pode aquisitivo para comprar produtos com embalagens de tamanhos normais; agora são motivadas pela questão ecológica e pela necessidades de cortar custos. Em alguns casos acontecem apenas mudanças de design, sem que as quantidades sejam alteradas.
Até o inicio de 2010 as cincos grandes fabricantes de bens de consumo devem colocar nos mercados brasileiros versões mais compactadas de seus produtos.Exemplos: o amaciante de roupas comfort teve a redução de 2 litros para 500 ml resultando diminuição de 79% no consumo de água e de 58% no consumo de plástico. Outro exemplo é a coca-cola acabou de lançar no país uma versão compacta de uma garrafa de vidro com capacidade de 290 mililitros. Com apenas mudanças no desenho da embalagem conseguiram reduzir 25% da quantidade de vidro utilizado sem alterar o volume de bebida oferecido ao consumidor.

Referência: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0950/marketing/

Nenhum comentário:

Postar um comentário