Rosilene Bronholo
Disciplina: Marketing
Faculdade SPEI - 2009
Curso: Gestão Comercial – 2º Período/Noite
Todos os profissionais de marketing que conhecem bem o seu ofício sabem que a embalagem é importante para o Marketing Mix, mas ainda é uma ferramenta pouco utilizada o que faz com que muitas empresas deixem de aproveitar sua enorme contribuição.
Estamos falando da embalagem dos produtos de consumo, um recurso estratégico de competitividade que pode ser utilizado como ferramenta de marketing e veículo de comunicação, que podem ser adotadas com baixo custo. Isto porque a embalagem é um recurso que a empresa tem dentro de casa, está sob seu controle e tem seu custo já pago e incorporado ao custo total do produto.
Algumas pesquisas foram feitas pra mostrar como os profissionais de marketing estão praticando esse trabalho, à primeira conclusão apontada pela pesquisa mostra o distanciamento que existe entre a consciência e a ação destes profissionais, pois embora tenham plena consciência da importância crescente da embalagem para a construção da marca e o melhor desempenho do produto no ponto de venda, os gestores ainda utilizam muito pouco as possibilidades que ela apresenta. A maioria deles concorda que a embalagem é importantíssima na construção da imagem de marca enquanto que para outros ela é uma importante ferramenta de marketing e um item fundamental do produto.
Os gestores das empresas brasileiras ainda utilizam majoritariamente a oferta de pequenos brindes, amostras grátis e promoções simples do tipo compre 2 e leve 3 como ação de marketing na embalagem. Exemplo são empresas como Elma Chips e Kellog´s que há anos desenvolvem programas de ação promocional permanente em suas embalagens.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br , 19/06/2009 por Fábio Mestriner
domingo, 30 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário