Aluna: Sofia Kopietz
Disciplina: Marketing
Curso/Período: 5º Período de Administração
Semana: II
Aquisição da Femsa pela Heineken, o aumento de produção da Ambev, investimento da Schin na Devassa Bem Loura e maior foco nas versões Premium. O segmento cervejeiro anda agitado e isso pode ser bom para os lojistas.
Resultado: A venda de cervejas rendeu ao canal de auto-serviço quase R$9 bilhões no ano de 2009, segundo dados Nielsen. A categoria é a que mais contribui para o faturamento do setor, porém os números são incapazes de revelar toda a movimentação vivida por esse mercado nos últimos anos. De novas embalagens a aquisições, passando por grandes investimentos em marketing em versões especiais, o fato é que todos os principais fabricantes trazem algo de novo para um segmento que parecia fadado à infindável guerra de preços à baixa rentabilidade ao varejo. A começar pela gigante Ambev. Líder com mais de 70% de participação nas vendas, construiu estratégias para elevar a produção entre 10% e 15%. A empresa já anunciou que dobrará sua capacidade produtiva no Sul do País e construirá uma fábrica em Pernambuco, com capacidade para produção de 10 milhões de hectolitros/ano e operação prevista para agosto de 2011.
Exemplo de sucesso: Em 2008, a Ambev foi pioneira ao lançar Skol em embalagem "litrão", hoje disponibilizada por todos os principais concorrentes e consolidada no mercado.
Fonte: Revista Supermercado Moderno, Ano 41, edição nº 07, Julho 2010, página 46, CERVEJAS, Mercado de Grandes Novidades.

Nenhum comentário:
Postar um comentário