quinta-feira, 5 de agosto de 2010

De Olho no Brasil

Nome:Joaquim dos Santos Silva    

Curso:Gestão Comercial

1º Período; Noite

Faculdades SPEI; Campus Centro

Marketing

2ªSemana

 

 

Grandes redes de varejo investem em lojas da marca Apple no País

Steve Jobs finca sua bandeira no mercado brasileiro com a ajuda de quatro grandes redes de varejo: Livraria Saraiva; Grupo Herval; Grupo TVM; e Fast Shop. Juntas elas já respondem pela administração de 13 lojas da Apple no Brasil

Em parceria com quatro grandes redes de varejo (Livraria Saraiva, Grupo Herval, Grupo TVM e Fast Shop), a Apple já conta com 13 lojas no Brasil, que foram inauguradas nos últimos dois anos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Batizadas de APR (Apple Premium Resellers), essas unidades atuam como revendas da marca, trabalhando com toda a gama de computadores Mac, além da linha iPod e acessórios. A concept store da Apple oferece ainda aos consumidores uma espécie de "test-drive" em todos os produtos da marca, além de assistência técnica, demonstrações e treinamentos. Todo o projeto da APR foi desenvolvido com o objetivo de levar o "mundo do Mac" até o consumidor, por meio de experiências diferenciadas no ponto de venda.

Seguindo essa filosofia e sem muito alarde na mídia, apenas no mês de março duas APRs foram inauguradas no Rio Grande do Sul. Em abril foi a vez da Bahia ganhar uma revenda da marca.

A primeira loja exclusiva de produtos da Apple em Salvador, a iTown, é um investimento da Saraiva, maior rede de livrarias do País, que firmou um contrato com a Apple para a instalação de uma APR no shopping Iguatemi. Essa foi a forma encontrada pela Saraiva de aproveitar a área antes ocupada por uma loja da Siciliano, rede comprada pelo grupo em 2008. Agora, a empresa estuda a possibilidade de transformar outras seis unidades da Siciliano em lojas da Apple no País. E já começaram as obras da próxima iTown a ser inaugurada. Instalada no BarraShopping (RJ), a loja será a maior APR do Brasil.

Recorde de vendas

Já o Grupo Herval foi responsável por fincar a bandeira da maçã na Região Sul, com a abertura das lojas iPlace nas cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul. O investimento faz parte de uma ação de reposicionamento dessa tradicional empresa gaúcha, que tem a segunda maior rede de varejo multimarcas do Rio Grande do Sul (63 lojas no Estado e mais duas em Santa Catarina

Firmamos uma parceria com a Apple, que tem se mostrado uma empresa diferenciada no varejo global, tanto com produtos diferenciados de alto desempenho quanto pelo modelo de loja, que oferece soluções completas para o cliente."

Em três dias, a iPlace vendeu algo em torno de 300 computadores, por conta de uma promoção de inauguração, que ofereceu 15% de desconto nos equipamentos.

Especialistas estimam que, atualmente, cada uma das 13 lojas da Apple no Brasil venda em média 30 máquinas por semana. "Ainda assim, as APRs são lojas de alto valor agregado, ou seja, grande faturamento com um resultado baixo. Contudo, com as vendas de acessórios e complementos de linha exclusivos, acreditamos ter um bom retorno de investimento no médio e longo prazos", avalia o VP do grupo, que em breve vai inaugurar outra loja da marca, em Florianópolis (SC). "É muito simples trabalhar com a Apple, que é uma marca desejada em todo o mundo, com produtos repletos de recursos tecnológicos. Basta seguir a filosofia da empresa, cujo marketing é dividido em três pilares: o próprio produto; o cuidado na sua distribuição; e a satisfação do cliente final."

 

Fonte:Revista Marketing- Maio de 2010

www.revistamarketing.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário