Aluna: Sofia Kopietz
Disciplina: Marketing
Curso/Período: Administração / 5º Período
Semana: VIII
Sistemas que remuneram médicos e hospitais por resultados e não por procedimentos ganham espaço nos Estados Unidos e Reino Unido. Por aqui, modelo ainda é novidade.
Nos últimos seis anos, o chamado pay-for-performance, ou pagamento por desempenho, ganhou espaço entre os hospitais dos Estados Unidos e também no sistema público de saúde do Reino Unido.
Um modelo parecido ainda não foi cogitado no Brasil, nem no sistema público, segundo o Ministério da Saúde, nem pelo menos planos de saúde, de acordo com a Agencia Nacional de Saúde Suplementar. A adoção de sistema é polêmica, pois abre espaço para especulações acerca da ética médica.
Para que o sistema funcione, seria preciso criar um banco de dados nacional, onde sejam alimentados todos os dados de cada paciente, criando um histórico de procedimentos. Segundo os médicos, esse processo fere o sigilo médico-paciente. Para o presidente do CRM-PR, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, o sucesso de um tratamento tem dois lados: o médico e o paciente. "Cada pessoa tem suas particularidades e uma resposta a um tratamento."
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/ Paciente-curado-salario-dobrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário