Alberson de Moura Pains
Administração - Torres - Noturno
Semana 8
É normal encontrar pessoas falarem que marketing e vendas têm o mesmo significado. Pode-se afirmar com toda certeza que NÃO. Vendas é um produto como qualquer outro do marketing.
Logicamente que o marketing tem todo o aparato para preparar as "lentes" de aumento do produto, propagandas chamativas, embalagens, aumentar a produtividade em vendas, porém o marketing não é somente isso. Marketing não é só um departamento, engana-se, pois as grandes empresas pensam e agem com tal proposta: o Marketing deve partir desde o porteiro até o presidente da empresa, pois o alvo principal é o atendimento com qualidade e satisfação total do cliente. As metas de sucesso e qualidade devem ser alcançadas, independente da alçada que estão partindo.
O marketing tem como proposta identificar os clientes em potencial. E a partir daí vendas terá contato com esse cliente potencial selecionado pelo marketing. Como visto, um depende do outro, sem vendas não há produção, consequentemente, não há receita, e como todos sabemos a receita é a questão em jogo para toda e qualquer organização. Resumindo, marketing é tudo o que é feito para abrir os olhos do cliente para o produto lançado, para obter o interesse dos grandes, e vendas no contato individual, detecta as possibilidades de negócios e nichos de mercado alcançados pelo marketing e assegurar que os negócios serão fechados.
Marketing e vendas são de extrema importância dentro da empresa, porém se ambos não estiverem trabalhando alinhados, tudo pode dar errado, e pode ter a certeza, será "muito" errado, pois marketing não trabalha sem vendas e vice versa.
Um profissional "marketeiro" não é somente criativo. Ele sabe tirar imensos pedidos, sabe fazer cálculos para custos, tem incríveis habilidades de relacionamento, dinamismo, identifica as reais necessidades dos clientes.
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