Marketing Político
O Marketing Político é um tipo de marketing com uma estrutura estratégica para organização das campanhas, que deve ser atrativas para o público sem perde o foco no compromisso dos candidatos. Tem que ter a capacidade de saber lidar com planejamento a longo prazo, cobranças excessivas e variáveis humanas que colocam em jogo o futuro de uma cidade, um estado, um país.
O Planejamento desse tipo de marketing tem que ser feito desde o momento que o político vira candidato, esse planejamento tem que ser dinâmico alterando-se com as circunstâncias da eleição, com a indicação dos adversários e com as variações do momento político.
Tempos atrás o marketing político era mais festivo, cheio de vinhetas, agora estão mais sérios, mais políticos sendo aquilo que sempre deveria ter sido uma política voltada para esclarecer o eleitor.
O marketing político usa todos os instrumentos disponíveis na propaganda, no jornalismo, na psicologia, na dramaturgia e todos os veículos que se possa usar para transmitir as idéias, tendo o rádio e a tv como prioritários.
Para o marketing político as pesquisas qualitativas são importantes pois são elas que guiam as estratégias das campanhas ao questionar o eleitor sobre como vê a evolução do candidato e com isso são capazes de mudar a campanha, o horário eleitoral a até as roupas do candidato.
Apesar de toda tecnologia e esforços a favor dos profissionais e dos políticos as tendências indicam que o eleitor está mais consciente e os especialistas alertam que o que ganha mesmo uma eleição é a criatividade e interesse comuns com os eleitores. O marketing é um instrumento de divulgação do candidato e não deve passar disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário