DISCIPLINA:Marketing
SEMANA: 9
Inovar neste segmento virou obrigatório. A Tecnisa é a primeira empresa do setor a fazer parte do ranking Best Innovator 2010. A construtora está entre as 20 primeiras companhias graças a investimentos em internet e em serviços para diferentes perfis de consumidor.
Por outro lado, a Gafisa vinculou sua imagem à de Gisele Bündchen para atrair os olhos de consumidores mais sofisticados enquanto a Tenda leva seus futuros clientes para conhecerem in loco a sua casa própria. "Para cada produto temos estratégias diferentes, de acordo com cada região", salienta Luiz Carlos Siciliano, diretor de marketing e vendas de Gafisa e Tenda.
Internet não é mais novidade?
O maior investimento em ações e estratégias de marketing fez crescer não só a participação das empresas no mercado como também a concorrência entre elas. O foco nas ações virtuais já não é mais novidade e o que faz a diferença para o consumidor ainda são as ideias criativas. "Se os mais fortes vencem os mais fracos, os mais inteligentes vencem os mais fortes", ensina Romeo Busarello, diretor de internet e relacionamento da Tecnisa, em entrevista ao portal.
Tanto Gafisa quanto Tenda estão com um olho nos internautas e o outro na conversão de vendas nos SACs. Para transformar uma reclamação em venda, as duas construtoras contam com ferramentas de medição da origem do cliente pelo site e pelo telefone. "É preciso conhecer o local, entender a forma de impactar o cliente e estudar o perfil de consumidor do empreendimento", explica Siciliano.
A estratégia de marketing para Tenda possui um estilo mais voltado para o varejo. Já para Gafisa, o destaque na comunicação é a localização diferenciada das construções e os itens de lazer disponíveis para o morador. "Impactar o consumidor hoje é diferente de distribuir folhetos no sinal. Procuramos nos destacar com relação a isso apesar de atendermos concorrentes diretos deste segmento", conta Marcelo Larrat, diretor da agência especializada Larrat Realizações em Marketing.
Foco nos corretores
A internet é a menina dos olhos das companhias do setor imobiliário. Pela web, o internauta procura por imóveis de acordo com sua necessidade, que abrange desde preço e local, até as opções de lazer. "Por isso, é importante dar pesos diferentes para as marcas e fazê-las fortes em seus segmentos", afirma o diretor das construtoras Gafisa e Tenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário