quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Aquecimento do setor imobiliário sofistica ações de marketing

NOME:Everton Alves
CURSO:Gestão comercial unidade centro noturno
DISCIPLINA:Marketing
SEMANA:   9
 
Tecnisa, Gafisa, Tenda e Brookfield compõem o cenário favorável do mercado de construção
 
Rio de Janeiro - O aquecimento no setor imobiliário brasileiro está impondo novos desafios ao departamento de marketing. Construtoras como Gafisa, Tenda, Tecnisa e Brookfield, assim como agências especializadas no segmento da construção civil, mostram os sinais positivos que o aumento no consumo destes bens trouxe para o país. Hoje, as maquetes tradicionais dos empreendimentos dividem espaço com plantas em 3D, realidade aumentada e até com vista do alto a bordo de um helicóptero.

Inovar neste segmento virou obrigatório. A Tecnisa é a primeira empresa do setor a fazer parte do ranking Best Innovator 2010. A construtora está entre as 20 primeiras companhias graças a investimentos em internet e em serviços para diferentes perfis de consumidor.

Por outro lado, a Gafisa vinculou sua imagem à de Gisele Bündchen para atrair os olhos de consumidores mais sofisticados enquanto a Tenda leva seus futuros clientes para conhecerem in loco a sua casa própria. "Para cada produto temos estratégias diferentes, de acordo com cada região", salienta Luiz Carlos Siciliano, diretor de marketing e vendas de Gafisa e Tenda.

Internet não é mais novidade?

O maior investimento em ações e estratégias de marketing fez crescer não só a participação das empresas no mercado como também a concorrência entre elas. O foco nas ações virtuais já não é mais novidade e o que faz a diferença para o consumidor ainda são as ideias criativas. "Se os mais fortes vencem os mais fracos, os mais inteligentes vencem os mais fortes", ensina Romeo Busarello, diretor de internet e relacionamento da Tecnisa, em entrevista ao portal.

Tanto Gafisa quanto Tenda estão com um olho nos internautas e o outro na conversão de vendas nos SACs. Para transformar uma reclamação em venda, as duas construtoras contam com ferramentas de medição da origem do cliente pelo site e pelo telefone. "É preciso conhecer o local, entender a forma de impactar o cliente e estudar o perfil de consumidor do empreendimento", explica Siciliano.

A estratégia de marketing para Tenda possui um estilo mais voltado para o varejo. Já para Gafisa, o destaque na comunicação é a localização diferenciada das construções e os itens de lazer disponíveis para o morador. "Impactar o consumidor hoje é diferente de distribuir folhetos no sinal. Procuramos nos destacar com relação a isso apesar de atendermos concorrentes diretos deste segmento", conta Marcelo Larrat, diretor da agência especializada Larrat Realizações em Marketing.

Foco nos corretores

A internet é a menina dos olhos das companhias do setor imobiliário. Pela web, o internauta procura por imóveis de acordo com sua necessidade, que abrange desde preço e local, até as opções de lazer. "Por isso, é importante dar pesos diferentes para as marcas e fazê-las fortes em seus segmentos", afirma o diretor das construtoras Gafisa e Tenda.


Fonte:
 
PortalExame: 
 

 

 

 

 

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