terça-feira, 14 de setembro de 2010


 

Marketing consciente.

 

Aluna: Andressa Leite

Curso: Gestão Comercial

2º Período: Faculdade Spei, Unidade Centro.

Disciplina: Marketing

Semana:

 

A obesidade considerada o mau do século,um comercial divulgado nesta semana nos Estados Unidos tem promovido a ira da rede McDonald's e de outras empresas globais de fast-food, atingidas pelo forte conteúdo da campanha.O comercial, que será exibido inicialmente na área de Washington, mas potencialmente em outras cidades dos EUA, vem em meio a um debate cada vez mais forte nos EUA sobre alimentação saudável, com enfoque principalmente na obesidade infantil. No Brasil, o debate americano desencadeou um estudo da Anvisa sobre a adoção de regras para restringir a publicidade de alimentos, dando início a um verdadeiro embate com empresas alimentícias e agências de publicidade.

 

Financiado pelo Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável (PCRM, na sigla em inglês), sediado em Washington, o vídeo mostra um homem de meia idade, com excesso de peso, deitado sobre um leito de necrotério. Na mão esquerda, o recém falecido ainda segura um hamburguer parcialmente mordido.A cena continua com os famosos arcos dourados do McDonald's contornando os pés do personagem e uma frase claramente inspirada no famoso slogan da rede "I'm lovin'it" modificada para "I was lovin'it". O vídeo termina com uma narração que diz, em uma tradução livre: "Colesterol alto, pressão alta, ataques cardíacos. Hoje à noite, adote o alimentações mais saudável.

 

Podemos achar uma atitude um tanto quanto brusca e sensacionalista o que este comitê ira retransmitir em rede publica na cidade de Washington , mas não devemos esquecer de que algum tempo atrás foi feito também tomada essa atitude com as grandes empresas de produção de tabagismo, quando as grandes empresas  passaram divulgar o malefícios causados pelo cigarro em sua própria embalagem,pelo perigo que o consumo do mesmo pode causar a saúde.Vivemos em uma época onde o liberalismo de idéias predomina, onde o consumo em exagero de alimentos afetam a saúde nossa população.O marketing pode trazer benefícios sim, mas porem sejamos cautelosos ao termos ações com responsabilidade, ser transparente com seu consumidor é fundamental e faz parte do processo,afinal vivemos em um pais democrata e livre para expormos nossas opiniões mas de forma consciente.

 

(Publicado:http://portalexame.abril.com.br/marketing/ 14.09.2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário