terça-feira, 4 de agosto de 2009

Marketing é... O swing da cor

Celiane Carmona de Oliveira
Disciplina: Marketing Faculdades Spei – Campus Centro
Curso: Gestão Comercial – 2º Período - Noite
Data: 03.08.2009

"Marketing é a arte que estabelece um melhor diálogo com a sociedade" - Daniela Mercury
Daniela Mercury é uma das personalidades brasileiras que melhor se relacionam com o mundo do marketing. Trazida para o intervalo comercial da “telinha” por meio das criativas campanhas de Nizan Guanaes, na década de 90, a cantora soltou a voz em grandes trabalhos publicitários. Ela gravou com Ray Charles um comercial para a cerveja Antarctica com o slogan “Antarctica, uma paixão nacional”, durante a guerra das cervejas em 1994. Ainda em 1994, Daniela estreou como embaixadora do Unicef à frente da primeira campanha realizada no Brasil contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde então, assumiu o papel de garota-propaganda em inúmeras peças publicitárias. Sua agência, a Canto da Cidade, realiza contratos de patrocínio.
* Por Anna Gabriela Araújo
- O que é marketing para você?
Vejo o marketing muito relacionado à criação, que ocupa um papel cada vez mais importante na sociedade moderna. Sou apaixonada pelo universo das artes e, ao meu ver, a publicidade engloba todas as áreas da arte, incluindo a 7ª arte, que é o cinema. Todas as manifestações artísticas são alimentadas pela criação publicitária e vice-versa. Neste caso, marketing é a arte que estabelece um melhor diálogo com a sociedade.
- De que maneira o marketing influencia a sua carreira artística?
Diferentemente dos artistas da minha época, nunca tive qualquer tipo de preconceito em relação ao marketing, tanto que fui uma das primeiras cantoras a quebrar os paradigmas vigentes na década de 90 ao aceitar participar de comerciais de tevê. O problema é que, nos últimos anos, a palavra marketing passou a ser utilizada muitas vezes de maneira pejorativa. Outro dia, minha empregada viu uma propaganda na tevê e comentou: “Ah, isso é uma jogada de marketing”. Perguntei a ela se sabia o que aquela afirmação significava, porque marketing é muito mais do que uma propaganda. Marketing é a ferramenta que utilizo para divulgar a minha arte. Um bom marketing é capaz de tocar as pessoas.
- Que tipo de produto você jamais anunciaria?
Jamais faria propaganda para os políticos brasileiros.Também não anuncio nada que seja nocivo à sociedade ou que tenha qualquer tipo de preconceito em relação a religião, raça ou crença. Quando recebo um convite para estrelar algum comercial, sempre faço uma pesquisa sobre a empresa e o produto a ser anunciado, para ter certeza de que irei associar minha imagem a uma marca correta e socialmente responsável.

FONTE: Revista Marketing, data 01/05/2009, site: www.revistamarketing.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário