sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Marta no Santos

JOELTON M. G. VIEIRA
FACULDADES SPEI, CAMPUS ÁGUA VERDE
GESTÃO COMERCIAL 2° PERÍODO/NOITE
05/08/2009


Experiências bem sucedidas de clubes no futebol ocorrem com grandes nomes do cenário futebolístico mundial, essas associações rendem muitos ganhos aos cofres e ao marketing dos clubes. O projeto do Corinthians de trazer de volta para o Brasil, Ronaldo, foi uma alavanca nos ganhos do clube e do jogador em uma época de crise econômica mundial.
Seguindo esse exemplo, o Santos, clube do litoral paulista divulgou há alguns dias a vinda de Marta para o peixe, ela que atualmente jogava no Los Angeles Sol, dos Estados Unidos. Chega como uma estrela ao clube por sua imagem fora do país. A diferença do que aconteceu no rival da capital paulista é que o Santos desenvolveu um projeto de marketing sem um patrocinador para bancar a vinda da mesma para o clube, e saindo de seus cofres o dinheiro para a transferência da melhor do mundo para o Peixe. Em seu projeto, o clube quer usar a imagem de Marta visando ela como um produto em potencial, assim com camisas, miniaturas dela, escolinhas de futebol com seu nome e também um alavancamento do futebol feminino no Brasil que sempre esteve em grandes dificuldades, e apenas agora vai participar de um campeonato internacional, a Libertadores (Torneio continental Feminino).
Só para se ter idéia da falta de incentivo do futebol feminino no Brasil, a seleção brasileira chegou a duas finais olímpicas e a uma final de mundial ficando em ambas com o vice, e chegaram lá, mais pelo talento e força de vontade do que por incentivo do país. Projetos de marketing como estes podem fazer bem não só para os cofres dos clubes, mas também para a imagem de todos no meio futebolístico e mundial.

Fontes: http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=13828
GUILHERME COSTA, Da Máquina do Esporte, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário