Silvia Trindade da Luz
Faculdades Spei
Curso Gestão Comercial - 2° período
Disciplina: Marketing
Os investimentos em ações segmentadas e direcionadas para fidelizar e conquistar clientes se tornam cada vez mais comuns nos departamentos de marketing de grandes e médias empresas. A conscientização de que é preciso cativar os consumidores diariamente amplia um segmento específico do mercado: o de marketing direto (ações de marketing dirigidas para relacionamento com um público específico). A expansão do setor pode ser comprovada pelo incremento do faturamento das agências e pelos novos investimentos direcionados pelas áreas de marketing. O Banco Mercantil do Brasil é um exemplo de empresa que investe cada vez mais em ações de marketing direto. Semanalmente, as malas diretas são enviadas, mas sempre direcionadas conforme o perfil de cada cliente. Para evitar excessos de envio, o banco realiza uma avaliação da quantidade de ações. A avaliação precisa do resultado e das ferramentas utilizadas é feita por um aplicativo específico chamado Ações Integradas. "O sistema é utilizado para gerenciar as ações de marketing direto e permite a mensuração sistêmica e diária dos resultados obtidos, como, por exemplo, das vendas realizadas e da evolução da receita",
A agência mantém grandes clientes devido às estratégias e aos planejamentos direcionados e focados no negócio e no público-alvo de cada empresa. A diretora explica que, para obter resultado, é preciso manter um banco de dados atualizado de atuais e potenciais clientes, além da produção de peças criativas e atraentes. "O principal desafio de uma mala direta, por exemplo, é motivar o destinatário a abrir o envelope. Por isso, apostamos em formatos tridimensionais, direção de arte arrojada aliada a técnicas específicas de redação. O objetivo é surpreender e estimular a curiosidade".
Fonte: http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Brasil/Empresas-investem-em-marketing-direto-para-elevar-vendas
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