Terezinha Gonçalves Felipe
Disciplina: Marketing
Faculdades SPEI – 2009
Curso: Gestão Comercial – 2º Período/Noite
Data: 11/08/2009
Trabalho Semanal
É claro que compramos com os olhos primeiro, esta matéria da Gazeta do povo, nos mostra isso, que a maneira como os produtos estão expostos, nos atraem mais ou menos para efetuarmos a compra em si.
Nove em cada dez compras são motivadas pela maneira com que são expostas pelas lojas. Por isso, o comércio investe cada vez mais no chamariz das suas fachadas.
“A vitrine tem a função de levar o cliente para dentro da loja”, resume Heloísa Omine, diretora da Shopfitting, empresa especializada em design de lojas. “Por isso, sem dúvida, quando ela é ruim, pode derrubar a loja.”
Um estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Marketing Industrial (Iemi) mostra que 87% das compras foram motivadas pelos produtos em exposição na vitrine das lojas. Não é à toa que os varejistas estão cada vez mais atentos, e investindo cada vez mais, nestas “iscas”.
É claro que se olharmos para um manequim bem vestido e bem exposto numa vitrine bem distribuída com acessórios combinando, com certeza nos imaginamos usando aquela roupa e a compra será garantida.
Outro papel importante das vitrines é mostrar a “identidade” da marca. “É ela que primeiro conceitua a marca. Por isso, precisa ter um apelo emocional e conceitual e ainda ser comercial”, diz Bianca, da Enjoy. Por isso mesmo, explica a especialista da Shopfitting, ela precisa estar de acordo com a proposta da loja e ser pensada de acordo com seu público-alvo. “Se você quer atingir um público mais simples, a vitrine tem que transmitir simplicidade. Do contrário, você assusta as pessoas e elas nem olham os preços”, diz. “A vitrine tem que ser um resumo do que é a marca e, mais do que isso, sugerir coisas novas.”
Com todos estes depoimento de profissionais nos dizendo da importância de uma boa vitrine, vemos também a importância de um bom vitrinista no mercado de trabalho, esta função vem crescendo desde que notaram a importância de se deixar uma vitrine atraente para se “fisgar” seu público alvo. Deixo claro que o investimento do gestor nesse tipo de profissional não é nada barato, mas o retorno é garantido!
Fonte: Gazeta do povo online, site: www.gazetadopovo.com.br, data: 11/08/2009, caderno: Mídia & Marketing
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário