Ana Rita Stefani Pedrotti
Disciplina: Marketing
Faculdades SPEI – 2009
Curso: Gestão Comercial – 2º Período/Noite
Data: 23/07/2009
Antes de qualquer coisa, devo esclarecer o que é subliminar: Segundo dicionário Aurélio, diz–se SUBLIMINAR, o estímulo não muito intenso, que não passa do limiar da consciência. Sendo inferior, ou que não ultrapassa o limiar. Portanto, são mensagens que nos são enviadas de forma oculta e dissimuladas, que vão influenciar nossas escolhas e até mesmo a tomada de decisões posteriores.
Uma empresa americana de pesquisa comercial anunciou que a técnica de pesquisa subliminar pode ser usada para vender Coca-Cola e pipoca as platéias nos cinemas. Tal técnica, até então, pouco conhecida tornou-se um assunto público. Três psicólogos da Universidade de Michigan apresentaram suas opiniões sobre a tecnologia e a ética da propaganda subliminar na publicação The American Psychologist.
Eles descartaram o teste do cinema, considerando vago e sem controle. Ressaltaram também que seu código de ética impede que utilizem técnicas psicológicas para “propostas duvidosas”. Observaram ainda, que por meio de um “tipo de culpa por associação”, os psicólogos podem colocar sua reputação em jogo por causa da revolta pública contra propaganda subliminar.
Como acadêmicos e formadores de opiniões temos obrigação de filtrarmos as inúmeras propagandas que bombardeiam nossos lares através dos meios de comunicação, de forma tão apelativa, fazendo com que o fútil passe a ser importante e necessário em nossas vidas.
Quanto sua utilização nos cinemas, considero desnecessária, pois já entramos em suas salas carregados de pipocas, refrigerantes e guloseimas, como se fizessem parte do pacote FILME. Sem nos incomodarmos com o alto valor pago, em seus quiosques, por estes produtos de tão baixo valor nutricional.
FONTE: Revista Cientific American Brasil, agosto de 2008,nº 75, seção memória.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
ESTIMULAÇÃO SUBLIMINAR, É ÉTICO
Marcadores:
aurelio,
coca-cola,
É ÉTICO,
ESTIMULAÇÃO SUBLIMINAR,
markeitng,
mensagens,
pipoca,
subliminar
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário