FACULDADES SPEI - CENTRO
Gestão Comercial 2º Período/Noite
Maria Ap. B. Alves
Em minha opinião para que uma empresa possa firmar-se no mercado e continuar a crescer, ela precisa acompanhar, criar, desenvolver, evoluir, inovar e para isso é muito importante a utilização de um profissional e/ou depto. de marketing dentro da empresa.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No meu ponto de vista, marketing não é nome de departamento. É, sim, uma importante função da empresa, a ser desempenhada por líderes. Na prática, porém, marketing não é só pensamento estratégico. É ação. E quanto mais ativa é a empresa nas atividades de marketing, mais ocupações ela gera: monitorar o mercado, fazer planos de ação, selecionar agência, acompanhar o trabalho dela, passar briefing, aprovar campanhas, conferir textos.
É assim que nascem os "departamentos de marketing’’. Executivos e dirigentes superocupados contratam assistentes, gerentes ou coordenadores para acompanhar o dia-a-dia operacional das ações de comunicação, promoção, marketing de relacionamento, fidelização e por aí afora.
Nesse contexto, não há nada de errado num departamento de marketing. Ele existe para agilizar e liderar as ações e operações e liberar os executivos principais da empresa, que poderão se dedicar a atividades de gestão.
Os problemas com os departamentos de marketing começam quando as empresas não têm suas agências para uma interface geradora de planejamentos de comunicação. A empresa e seu departamento de marketing passam a não ter com quem tocar a bola. A situação ideal deveria ser a do departamento de marketing, em parceria com sua agência, formular informações e poder exigir um trabalho criativo e eficaz da agência, além de cobrar custos menores e prazos mais curtos.
Quando isso acontece, o profissional constrói uma carreira de sucesso, tornando-se muito importante para sua empresa. Ele estará próximo da cúpula, atuando lado a lado com os dirigentes naquela função que, como vimos no início, é atribuição dos líderes.
Fonte: http://www.portaldapropaganda.com/marketing/2009/07/0001 - Tito Simões
segunda-feira, 27 de julho de 2009
O MOMENTO É DE DECISÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)

MARKETING ECOLÓGICO
ResponderExcluirPreocupação ecológica relacionada à sustentabilidade é a atual preocupação de Grandes Marcas, tais como LEVI'S, COCA COLA e a Aveia ELOVENA é chamada de: "A Nova Obsessão Verde". Depois de calcular as emissões de carbono as empresas correm para rastrear o uso da água em seus produtos desde a matéria prima até o consumidor final. Confira abaixo os números fornecidos pelas empresas.
COCA COLA EM LATA DE 300ML - Consome entre 30 e 60 litros por lata, como é calculado, desde a produção agrícola do adoçante usado na bebida (que dependendo da região pode ser cana ou beterraba) até o consumo direto da fábrica.
LEVI'S 501 - Consome incríveis 1914 litros para cada calça fabricada no Brasil ou nos Estados Unidos. O calculo neste caso diz respeito à agua usada em campos de algodão, matéria prima da roupa.
AVEIA EM FLOCOS ELOVENA - Consome 101 litros de água para produção de apenas 100g do produto, nesta metodogia o volume de água necessário é calculado desde o cultivo da aveia, o processamento dos flocos e produção da embalagem.
Diz o ditado: "Antes tarde do que nunca", ou seja embora este consumo seja muito alto, a preocupação destas empresas pode significar um avanço ecológico correto e pode assim iniciar um ciclo de redução de Água na fabricação de seus produtos, melhorando muito a imagem das mesmas, que ao meu ver é uma ótima política de Marketing de Relacionamento e demonstração de preocupação e respeito com seus consumidores diretos e a Natureza.
EDUARDO DONIZETTE DA COSTA.
Acadêmico: Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade SPEI
Fonte: Revista EXAME de 15 de julho de 2009, pág. 82 à 84.