quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vender menos, e ganhar mais.

JOELTON M. G. VIEIRA
FACULDADES SPEI, CAMPUS ÁGUA VERDE
GESTÃO COMERCIAL 2° PERÍODO/NOITE
30/07/2009

É interessante ver como marcas de produtos que são considerados os mais caros, tiveram crescimento de vendas e ganharam força em todo o mercado.
Em especial no Brasil, em entrevista a revista Exame, o presidente da Ambev, Luis Fernando Edmond, relata o crescimento das vendas de cervejas, das bebidas consideradas Premium e que normalmente são em média de 20% a 25 % mais caras que as bebidas normais no mercado. A Bohemia, que se pesquisado hoje em qualquer rua de uma cidade, e que se pergunte a uma pessoa que tenha o hábito de degustar cervejas qual a cerveja Premium ela se recorda a Bohemia estará entre as primeiras concerteza. Não somente pelo preço diferencial, mas também pela qualidade.
E olhando pelo lado do marketing, se vê o investimento que a companhia fez para que o consumidor prefira pagar mais pelo produto, e o nome já sugere, (Premium) ela é como um prêmio para o consumidor.
A AmBev procurou identificar qual o público mais propenso a consumir a marca, e montou uma equipe especialmente para suprir as necessidades de um público alvo a ser atingido. O qual foi formado por mulheres executivas, jovens e casais sem filhos ou com filhos adultos. Pois esses consumidores valorizam a exclusividade e não gostam de ver a marca de sua preferência em qualquer meio de mídia, por isso a Bohemia tem sua propaganda normalmente exposta em revistas, por ser um meio em que o público alvo se caracteriza mais. E com associações com bares e restaurantes mais freqüentados por esse público. (por exemplo, o Boteco Bohemia em Curitiba).
Com isso a Ambev, aumentou a participação das cervejas Premium no mercado em 5,5% que foi mais que o dobro se comparado há quatro anos. Investindo na necessidade do consumidor junto a sua estratégia de marketing de satisfazer o público alvo e aumentar e sua participação no mercado com aumento das vendas tem-se o título vendendo menos e ganhando mais.

Fonte:
http://www.douglaszela.com.br/marketingvendas/artigosjornaiserevistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário