Rosilene Bronholo
Disciplina: Marketing
Faculdades SPEI – 2009
Curso: Gestão Comercial – 2º Período/Noite
Data: 23/07/2009
Vender fica mais fácil quando o cliente conta o que procura
Pesquisando encontrei a entrevista de Sara Holoubek, uma entrevista muito interessante sobre Search Marketing.
Search Marketing – um trabalho que vem evoluindo e ganhando espaço no Brasil. O search markerting funciona em duas frentes: através de links patrocinados e da construção de conteúdos nos sites de forma que eles sejam encontrados com prioridade pelos buscadores (como Google e Yahoo, por exemplo). “O cliente quer uma solução e vai te dizer, neste sites, exatamente o que procura”, diz a especialista norte-americana Sara.
Sara compõe a mesa diretora da maior associação de search marketing do mundo, a Sempo, e foi responsável pela recente reestruturação da agência americana iCrossing, considerada a segunda maior do mundo no segmento. Em dezembro, ela esteve em Curitiba para participar de uma palestra para clientes e funcionários da i-Cherry, um das maiores agências brasileiras especializadas no assunto.
Em entrevista exclusiva para a Gazeta do Povo, ela diz que o search marketing pode ser utilizado por empresas de todos os portes e segmentos, e das mudanças pela quais deve passar a internet.
Por que o search marketing é importante para uma empresa?
É importante porque você não tem que vender, é o cliente que está perguntando. É ele que quer uma solução e vai te dizer exatamente o que ele quer. É um meio eficiente de conseguir o consumidor.
E ele funciona para empresas de qualquer segmento?
Com certeza. Existem diferenças entre o search marketing para um comércio e uma indústria de máquinas. É diferente vender máquinas ou pastas de dente. Mas as táticas são iguais: você tem que fazer pesquisa sobre a linguagem que o consumidor utiliza, para saber o que ele ou ela quer.
Essa linguagem serve para as estratégias tanto para quando o consumidor está on-line quanto off-line, certo?
Isso! Porque o cliente, durante o dia inteiro, vê muita publicidade, mas não pensa que está vendo um anúncio ou uma propaganda. Faz parte da vida dele. Ele vê algo interessante na televisão na sexta-feira à noite sobre celular e, no dia seguinte, decide que quer trocar de aparelho. Possivelmente ele não lembra diretamente da propaganda, mas faz o quê? Vai ao Google ou ao Yahoo e faz pesquisa utilizando uma palavra-chave. Isso é o search marketing.
Esta entrevista é muito interessante, pois nos leva a entender um de vários modelos utilizados pelo Marketing em empresas.
FONTE: Gazeta do Povo online, data: 09/01/2009, entrevistada: Sara Holoubek, site: www.gazetadopovo.com.br, caderno de Mídia e Marketing.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Vender fica mais fácil quando o cliente conta o que procura
Marcadores:
cliente,
comunicação,
Marketing,
publicidade,
Search Marketing,
segmento,
vendas
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário