Faculdade: Spei Agua Verde
29 de Julho 2009
Aluno: Leonel de Oliveira
Turma: Gestão Comercial - 2º período
Essa reportagem é realmente muito interessante pois fala de como devemos agir para fazer com que o cliente se torne um cliente fã.
Outro ponto interessante e a parte em que diz que devemos tratar o cliente sem preconceitos, independentemente da cor, classe social, sexo , opção sexual etc.
Pessoas que viajam mais ou ate mesmo estudam um pouco mais sobre outras culturas, passam a ver tudo com outros olhos e com isso sempre vai ter um diferencial que vai contar, ate por que vai se tornar interessante aos olhos do seu cliente. Este que também nos procura para adquirir mais conhecimento sobre o produto que ofertamos.
Lembrar do cliente fator primordial. Ele se sentira importante ao saber que você lembra de coisas que ele te falou em uma visita anterior. Por isso ter um banco de dados vai ajudar desses pequenos detalhes.
Se o seu cliente gostou da sua empresa, do seu produto e do seu atendimento, com certeza ira indicar também a outras pessoas.
Segue o texto.
Muito se diz da importância da empatia nos relacionamentos, nos processos produtivos e nas vendas, mas pouco se fala em como conseguir manter esse nível de empatia, por isso aqui vão algumas dicas:
Viajar
Visitar outros países pode ter um efeito imediato sobre sua empatia e sua compreensão dos outros. Quando você sai de casa, passa a ficar exposto a uma série de novas visões, novos cheiros, sabores, pontos de vista, hábitos e costumes.
Aprender com os Fracassos
Pesquisas recentes nas carreiras de pessoas com desempenho extraordinário, revelaram a importância do fracasso como agente motivador. Fracasso não é uma pessoa, mas um momento na vida da pessoa. Um bom exemplo foi o acontecido com Abraham Lincoln, um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, que sofreu mais fracassos do que a maioria das pessoas poderia tolerar, inclusive mortes na família e muitas derrotas nas eleições, mas assim mesmo foi vencedor.
Não julgar
Estereotipar é outro julgamento que fazemos com freqüência pelo cargo, raça, sexo ou talvez por algum outro fator. Por exemplo: um estudo recente mostrou que os pacientes cardíacos afro-americanos são mal diagnosticados em comparação com os brancos. O mesmo vale para mulheres. Pesquisas mostram que suas queixas ou descrições de sintomas, comparados com as dos homens, tem menor probabilidade de serem levadas a sério por médicos do sexo masculino.
Mantendo clientes para sempre...
Cliente Regular...
Com um bom banco de dados uma empresa que possui muitos consumidores pode começar a vê-los e tratá-los como clientes. Quando alguém liga para uma empresa que vende roupas por catálogo e outra de seguro de carros, os operadores de telemarketing quando atendem ao telefone perguntam: Sr. José, gostou da jaqueta que comprou mês passado? Sr. Hélio, a oficina consertou a porta do seu carro de maneira satisfatória? Essas empresas estão considerando seus consumidores como clientes e demonstrando que seu interesse vai além de simplesmente vender seu próximo produto.
Cliente Fã...
Quanto mais o cliente gostar de uma empresa, mais provavelmente falará bem dela quando pedirem sua opinião, ou mesmo sem que a peçam. A melhor propaganda é um cliente satisfeito e clientes satisfeitos tornam-se Fãs.
Muitas empresas têm por objetivo transformar seus clientes em seus fãs. Fã é uma forma abreviada de fanático, uma boa descrição do sentimento dos proprietários de motocicletas Harley-Davidson, por exemplo. As pessoas confiam muito mais na opinião de amigos e conhecidos do que em anúncios que lêem ou num porta-voz que elogie o produto.
Uma opção óbvia é solicitar a esses clientes a indicação de alguns amigos ou perguntar se eles se disporiam a servir de referência para a empresa. Um dentista pode colocar uma placa em seu consultório: “Se você estiver satisfeito comigo, eu gostaria de satisfazer também seus amigos”.
FONTE: http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=12&canallocal=44&canalsub2=141&id=2533
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Como melhorar sua Empatia...
Marcadores:
agente motivador,
cliente,
diferencial,
empatia,
fã,
marketing de relacionamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário