GESTÃO COMERCIAL
MARIA CLARICE DA SILVA
2 PERIODO
MARKETING POLITICO 04
Marketing político é o segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltada para o ambiente politico que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas a um cargo público no período eleitoral através de suas propostas e projetos e deseja fazer e o seu público-alvo espera, necessita (pesquisas). O marketing transformou-se em um instrumento indispensável para a sobrevivência dos empresários e de suas instituições . A criação nasce do confronto Todo político é muito cortejado, não há candidato sem cortejo.
Em marketing político, a comunicação é como uma droga O voto político é firmado de forma direta, numa relação pessoal entre candidato e eleitor. Em cidades pequenas esse fator é grande e chega a 80% da motivação dos votos.
O voto ideológico influencia apenas uma pequena parcela dos eleitores. O discurso de esquerda, de direita, do socialismo ou liberalismo afeta pouco mais de 5% do eleitorado, atingindo o máximo de 10% no mercado nacional.
O voto eleitoral, representa o esforço concentrado de conquista do eleitor, é o campo de atuação do marketing político. Sua influência cresce com o tamanho do universo eleitoral. O marketing político está relacionado com a formação da imagem a longo prazo. O mercado eleitoral competitivo é composto por dois agentes básicos candidato e eleitores. O candidato deseja do eleitor informação e voto. Por outro lado o eleitor deseja do candidato uma boa comunicação e o cumprimento das promessas e dos favores. Um dos problemas mais clássicos da ciência política é estudar e determinar o padrão de comportamento dos eleitores.
Por Valdir Roberto da Silva24/08/2002
PORTAL DO MARKETING

Nenhum comentário:
Postar um comentário