domingo, 24 de outubro de 2010

A GRIFE DE JACKIE O

  • Marcos Antonio de Carvalho
  • Sala 6B
  • Spei Torres
  • Curso ADM
  • Semana  3

 Marca finlandesa da década de 50, Marimekko se renova ao fazer parcerias com grandes estilistas.

 

24/10/2010 08:00

 

            Poucas e selecionadas grifes entraram no guarda-roupa do ícone de elegância do século 20, Jacqueline Kennedy. Nessa lista restrita podemos incluir uma marca finlandesa, a Marimekko.

            A empresa começou como uma tecelagem durante a "idade do ouro" do design finlandês, em 1951. Diversos artistas foram convidados a desenvolver estampas para a companhia. Pouco depois, a Marimekko decidiu fabricar alguns vestidos que sempre tiveram como diferencial o aspecto gráfico.
            Na década seguinte, a marca chegou aos Estados Unidos, quando passou a ser desfilada por Jackie Kennedy. A primeira-dama comprou oito vestidos para usar durante a campanha presidencial.

          Por vinte anos a marca sofreu diversos reveses financeiros. Foi vendida e quase faliu. Nos anos 90, viu seu nome brilhar novamente quando a famosa personagem Carrie Bradshaw usou alguns de seus modelos em Sex and the City.

            Com a marca novamente fortalecida, a empresa formou parcerias incríveis. Em 2007, Manolo Blahnik estampou alguns de seus tão conhecidos calçados com os desenhos da Marimekko. No ano seguinte, a gigante inglesa H&M fez uma linha belíssima também com as estampas da marca.

            Em 2009, a Avon lançou uma edição limitada de maquiagens que tinha na embalagem uma das mais conhecidas estampas da empresa. Blushes, sombras e até rímel exibiam "a flor."

            A Marimekko já passou por altos e baixos, mas ela veio para ficar. E não é à toa. Suas estampas são maravilhosas e atemporais, chiques e elegantes, clássicas e modernas. Hoje seu portfólio de produtos abrange desde acessórios à pratos e objetos decorativos. No Brasil podem ser encontrados na Escandinavian Design, em São Paulo.

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