- Marcos Antonio de Carvalho
- Sala 6B
- Spei Torres
- Curso ADM
- Semana 3
Marca finlandesa da década de 50, Marimekko se renova ao fazer parcerias com grandes estilistas.
24/10/2010 08:00
Poucas e selecionadas grifes entraram no guarda-roupa do ícone de elegância do século 20, Jacqueline Kennedy. Nessa lista restrita podemos incluir uma marca finlandesa, a Marimekko.
A empresa começou como uma tecelagem durante a "idade do ouro" do design finlandês, em 1951. Diversos artistas foram convidados a desenvolver estampas para a companhia. Pouco depois, a Marimekko decidiu fabricar alguns vestidos que sempre tiveram como diferencial o aspecto gráfico.
Na década seguinte, a marca chegou aos Estados Unidos, quando passou a ser desfilada por Jackie Kennedy. A primeira-dama comprou oito vestidos para usar durante a campanha presidencial.
Por vinte anos a marca sofreu diversos reveses financeiros. Foi vendida e quase faliu. Nos anos 90, viu seu nome brilhar novamente quando a famosa personagem Carrie Bradshaw usou alguns de seus modelos em Sex and the City.
Com a marca novamente fortalecida, a empresa formou parcerias incríveis. Em 2007, Manolo Blahnik estampou alguns de seus tão conhecidos calçados com os desenhos da Marimekko. No ano seguinte, a gigante inglesa H&M fez uma linha belíssima também com as estampas da marca.
Em 2009, a Avon lançou uma edição limitada de maquiagens que tinha na embalagem uma das mais conhecidas estampas da empresa. Blushes, sombras e até rímel exibiam "a flor."
A Marimekko já passou por altos e baixos, mas ela veio para ficar. E não é à toa. Suas estampas são maravilhosas e atemporais, chiques e elegantes, clássicas e modernas. Hoje seu portfólio de produtos abrange desde acessórios à pratos e objetos decorativos. No Brasil podem ser encontrados na Escandinavian Design, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário