sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Administração é uma das profissões mais promissoras

Especialistas revelam que administração é o curso com índice de restrição mais baixo. Uma pesquisa encomendada pelo Conselho Regional de Administração – CRA/MS, entre os meses de novembro e dezembro de 2009, apontou que entre os formandos de administração 79,5% estão empregados em sua área de formação e que 45,1% ocupa algum cargo de administrador geral. Quanto aos acadêmicos, a pesquisa revelou que 86,4% estão satisfeitos com a escolha, desse montante 31,1% escolheu o curso pelo fato do mesmo direcionar para um vasto leque de atuação.

O administrador pode mirar em várias direções, sendo empregado em diversos setores, como por exemplo, em hospitais, ou em qualquer lugar que demande serviços administrativos. O curso oferece o maior leque de opções, além de ser o responsável por formar mais profissionais no Brasil. Estima-se que existam pouco mais de 300 mil administradores no País.

Para a Vice-Presidente do CRA/MS, Nilza Pegoraro, o objetivo maior é traçar atividades exclusivas do administrador, assim como existe na Engenharia Civil, Farmácia e Contabilidade, por exemplo. “É um desafio que o conselho vai capitanear, mas precisamos alavancar parcerias da área da ciência da administração e política”, enfatiza. A administradora ainda afirma que, o maior entrave em estabelecer essa função específica é o fato da maioria das empresas estipularem determinados cargos administrativos a pessoas que não possuem a formação. “A administração é a porta de entrada da carreira do executivo”, afirma.

De acordo com o administrador e docente Roney Robson Mamede, mais de 99% das organizações formalmente estabelecidas no Brasil são micro e pequenas empresas. “Muitos destes micro e pequenos empresários desconhecem a importância e real potencial do conhecimento administrativo para o dia-a-dia de suas empresas”, afirma.

Mamede ainda exemplifica a situação mencionando as pesquisas de mortalidade de empresas novas, que continuam apontando a falta de conhecimento administrativo como a principal causa para o fechamento precoce dessas empresas.

Todo ser humano, em diferentes contextos, exerce em maior ou menor grau o papel de um administrador. “Quem dera tivéssemos mais médicos, farmacêuticos, biólogos, pedagogos, advogados ou donas de casa com conhecimento administrativo”, destaca Mamede.

Ele ainda acredita que se todos tivessem condições de cursar administração em paralelo com os estudos na carreira que escolheram todos teriam melhores condições de reger suas vidas profissionais.

- O CM News é uma publicação diária da CM Consultoria de Administração Ltda. Artigos, notícias e matérias sobre educação, com foco no ensino superior são compiladas das mais diversas fontes em todo o Brasil. A inserção dos referidos artigos, matérias e notícias não refletem necessariamente a opinião da CM Consultoria, pois os mesmos são recebidos e reproduzidos na integra, não havendo alteração por parte da CM Consultoria, a não ser por autorização do veículo ou do autor.

Fonte: Aquidauana News

Nenhum comentário:

Postar um comentário