Janete Viadroski
Disciplina: Marketing
Curso: Administração
SPEI – Torres – Noite
Semana 5
Não há como falar de marketing esportivo sem destacar o futebol, principalmente
O tema Marketing esportivo em ano de Copa do Mundo levou mais de 600 pessoas ao Salão de Atos da instituição. Existem muitos pontos positivos em aliar a imagem de uma empresa ao marketing esportivo, como o aumento do reconhecimento e a melhoria da imagem da empresa e do produto.
Associar sua marca ao esporte e saber fazer uso dessa ferramenta é muito importante, porque só existem coisas boas aliadas ao esporte: saúde, sucesso, ação, sociabilidade, emoção destacando ainda que, os fãs de futebol são os mais fiéis consumidores. As pessoas mudam de casa, de curso na universidade, de namorada ou esposa, até de religião, mas de time elas não mudam nunca. Por isso, é importante saber usar bem essa paixão e devoção que pode até parar o País, principalmente em ano de Copa do Mundo.
Diante de tamanha representatividade, a Copa do Mundo, principal evento esportivo, é extremamente valorizada por mexer com as paixões dos consumidores e, portanto, com o mercado.
Porém, há artimanhas necessárias para se vincular, legalmente, sua marca à competição. Somente empresas patrocinadoras podem usar a logomarca da Fifa, da Copa ou do mascote do evento para chamadas. Ainda assim, se a estratégia não for explícita, como utilizar imagens de jogadores da Seleção brasileira consumindo determinado produto ou simplesmente as cores verde e amarela, o sucesso é garantido. Uma empresa de turismo, por exemplo, não pode vender pacotes exclusivos para a Copa do Mundo, mas ninguém pode impedir que ela destaque viagens à Alemanha nessa época.
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/marketing-esportivo-melhora-a-imagem-da-empresa/6608/
Está ficando evidenciado esse segmento profissional no IESB em Brasília é oferecida uma pós graduação específica para o Marketing esportivo e pelo q vejo dá sim para melhorar até mesmo a imagem de empresas, não somente dos próprios atletas. Seria legal divulgarmos mais essa profissão e as instituições que assim como o IESB oferecem a profissionalização do segmento. Abs
ResponderExcluir